domingo, 25 de outubro de 2009

Bill Evans-Explorations(320 Kbps)




O disco "Explorations" foi o quarto lançamento na carreira de Bill Evans(16 de Agosto,1929-15 de Setembro,1980) e o segundo contendo a formação clássica de seu trio.Além de Evans(piano),temos Paul Motian(bateria) e o fantástico e influente Scott La Faro(contrabaixo),reiventando standarts e outras composições contemporâneas de forma inovadora.

Evans é reconhecido dentro dos círculos jazzistas como um dos maiores e mais influentes pianistas do genero.Desde seus primeiros lançamentos os críticos notaram suas abilidades de tocar com intensidade marcante,e também gerar momentos de lirismo e introspecção.Diferente de outros músicos de jazz,Evans tentou atingir a própria essência desta música para fazê-la seguir em frente,em vez de procurar respostas sonoras e estéticas em outros tipos de arte.Apesar de muitos notarem influências europeias em seu estilo(Debussy,Chopim e em seus últimos discos,Rachmaninoff),Evans retrucou certa vez-"Eu não diria que houve determinado compositor ou músico que tenha exercido influência particular sobre mim[...]Alguns músicos afirmam perceber algo de Chopim,Debussy ou Ravel naquilo que toco,Bem,é verdade que os ouvi,mas jamais tomei conscientemente algo de nínguem[...]"

"Explorations" foi lançado em 2 de fevereiro de 1961 depois do aclamado "Portrait in Jazz" que saiu cerca de uma ano antes.No mundo do Jazz,tal intervalo de tempo é simplesmente uma eternidade,visto que na época um musico do estilo lançava dois,três até quatro álbuns no mesmo intevalo de tempo.Evans sempre se disse um grande crítico de si mesmo e só lançava algo novo quando,segundo o próprio,tinha "algo novo para mostrar ao mundo".Nestes longos períodos,Evans se dedicava ao trabalho de estúdio como "sideman" tocando ao lado de outros músicos em seções que pedia apenas dinheiro.Mais tarde se comprovou que este dinheiro sustentava seu vício em drogas(a heroína em particular),um problema que ao longo dos anos se tornou insustentavel e gerava a necessidade de uma verba grande(algo que ele nunca chegou a ter).Apesar de sua imagem para o público do jazz na época sempre ter sido de um homem culto e de valores inabaláveis,Evans tinha seu lado auto-destrutivo,e muitas vezes criava uma barreira entre si e o mundo,reflexo de sua desestruturada vida privada e incapacidade de se expressar por completo."Sempre fui basicamente introspectivo", Evans certa vez declarou.

Sua devoção para a música como único meio de fuga de uma realidade da qual ele simplesmente ignorava,podia criar,assim como momementos de irracionalidade e excessos(reflexos de seus problemas pessoais),situações cuja expressividade e beleza tanto musical como pessoal,eram únicas e tinham a capacidade de passar para o ouvinte os mais diversos sentimentos e sensações.Algumas de suas composições,como "Peace Piece", são verdadeiros achados da arte de por meio de sons, colocar a pessoa que esta ouvindo dentro de um mundo particular e intimista,cuja interpretação dos sentimentos varia muito de ouvinte em ouvinte.

Apesar de todos seus problemas,Evans tinha seu bom-humor,algo que podemos notar na escolha de seu repertório.No disco "Portrait in Jazz" existe uma regravação de "Some Day My Price Will Come" uma música da trilha sonora da animação "Branca de Neve" da Disney,também ja gravou "Santa Claus Is Coming To Town" uma cançoneta de natal.Este seu gosto por canções muitas vezes banais ou excessivamente regravadas por outros não era resultado de falta de interesse de Evans por material próprio.Ele via no uso destas músicas um veículo perfeito para a exploração rítmica e melodica que a algum tempo ia praticando com seu trio.Em alguns casos rearmonizava por completo uma composição ja existente,revelando facetas desconhecidas da mesma.Neste disco(Explorations) não é diferente,contando apenas com standarts e outras composições pouco usadas no jazz.Dentre os standarts temos duas músicas que as pessoas perderam a conta de quantas vezes foram gravadas,"How Deep is the Ocean" e "Sweet and Lovely".Evans faz uma reinterpretação de forma intensiva da balada "I Wish I Knew",e podemos ouvir "Sweet and Lovely" um pouco mais energetica do que as antigas versões.A composição "Haunted Heart" é introduzida no repertório jazzistico neste disco.As composições consideradas"não-standarts" incluem a expressiva "Elsa"(composta por Earl Zindars),a faixa de abertura,"Israel"(gravada primeiramente por Miles Davis em "Birth of the Cool' no final dos anos 40),e a orientalizada e difícil "Nardis" do próprio Davis.

Com este disco a cozinha de Motian e La Faro cria o ambiente perfeito para Evans introduzir linhas melodicas curtas e arpejos,das quais os solos brotam de forma natural,e se combinam com o contraponto intenso e criativo de La Faro(morto em um acidente de carro dez dias depois da gravação do mais aclamado álbum do trio,"Sunday at the Village Vanguard" de 1961).Um raro exemplo de conjunto cuja inventividade,sinceridade e interação estava no auge.Deleitem-se.

Músicas

1-Israel

2-Haunted Heart

3-Beautiful Love

4-Elsa

5-Nardis

6-How Deep Is The Ocean

7-I Wish I Knew

8-Sweet and Lovely

Musicos

Bill Evans-Piano

Scott La Faro-Contrabaixo

Paul Motian-Bateria

Link: http://rapidshare.com/files/299549168/Bill_Evans_Trio_-_EXPLORATIONS.rar.html

Mais sobre Bill Evans

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bill_Evans

http://www.ejazz.com.br/detalhes-artistas.asp?cd=52

http://www.clubedejazz.com.br/ojazz/jazzista_exibir.php?jazzista_id=13

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