terça-feira, 20 de outubro de 2009

Toru Takemitsu

Um dos compositores de maior renome e criatividade do século XX,Toru Takemitsu(8 de Outubro, 1930 – 20 de Fevereiro, 1996),conseguiu unir como nínguem as tradições musicais de dois mundos opostos,o ocidental e o oriental,e ainda mantendo-se sempre atento para criar música que se locomove-se para frente,e não para trás.Sua obra é vasta e abrange peças de câmara,orquestrais,música do acaso(influência de John Cage),música eletrônica,tanscrições de canções populares,e obras feitas para instrumentos tradicionais japoneses.Também compôs inúmeras trilhas para filmes.


Apesar de ser autodidata,sua música apresenta uma maturidade e uma atenção aos detalhes muito grande.Uma das razões para tal coisa,era que o próprio Takemitsu buscava sempre inspiração da natureza,suas cores,seus sons e suas formas.Costumava compor sentado em jardins(os kaiyu-shiki,eram de grande interesse dele),o que ele compunha ia gradualmente mudando segundo o clima ao seu redor,gerando música de grande qualidade textural e de uma sensibilidade única.E diferentemente de compositores como Pierre Schaeffer e Karlheinz Stockhausen,que criavam música eletrônica e concreta a partir principalmente de sons mecânicos e geradores de ondas,Takemitsu criava a sua usando os sons da própria natureza,como gotas de água,barulho do vento e sons de animais.


O interesse de Takemitsu pela música começou quando servia no exército durante a segunda guerra mundial.Apesar da música ocidental ter sido banida na época,com ajuda de seus companheiros,conseguiu um disco que continha uma canção popular francesa ("Parlez-moi d'amour").Após o fim da guerra e a consequente ocupação americana no Japão,Takemitsu começou atrabalhar para o lado ianque,porém estava seriamente abatido.Hospitalizado durante um longo tempo,aproveitou para ouvir o máximo possível de música ocidental.Ao mesmo tempo sentiu uma grande necessidade de se afastar da música tradicional Japonesa e o que ela representava para ele("[...]amargas memórias da guerra").



Apesar de não possuir nenhum treinamento formal e inspirado na pouca música ocidental que havia ouvido,decidiu se tornar um compositor.No começo de 1948,teve aulas com Yasuji Kiyose,porém logo seguiu seu caminho sozinho,fundando em 1951 com ajuda de outros artistas o Jikken Kōbō(workshop experimental),uma associação artistica multi-mídia que pretendia se desviar das tradições artisticas do Japão.Takemitsu junto com os outros compositores presentes neste grupo,introduziram vários elementos das artes provenientes das ultimas tendencias ocidentais.Dentre as principais,musicalmente falando,estão o uso de gravadores de fita eletrônicos para a produção de música concreta,e técnicas de comopositores de vanguarda como Messiaen e Cage.Destaques desse período incluem "Lento in due movimenti "(dois lentos seguidos),"Pausas Initerruptas"(uma peça para piano sem divisão de compassos e tempo definido),"Relevo Estático" e "Vocalismos A-I"(estas duas últimas,obras concretas).


O momento decissivo de sua carreira foi quando o famoso compositor Igor Stravinsky estava de passagem pelo Japão e ouviu uma de suas obras;"Requim"(1957)por puro acaso.Reza a lenda que ao desembarcar no Japão,Stravinsky recebeu o convite da rede de televisão NHK para ouvir composições dos novos talentos do país.Quando a música de Takemitsu foi posta por acidente,Stravinsky insistiu ouvir inteira.Em uma conferência após o evento, Stravinsky declarou sua admiração pela obra,e acabou convidandoTakemitsu para um lanche,o que deixou o próprio em extase por conhecer um de seus ídolos.

Após o incidente,a fama de Takemitsu se espalhou rapidamente pelo globo.Sua música começou a ser difundida pela Europa,gerando adimiração do público e da crítica.Também começou a receber pedidos de obras.Uma das primeiras foi para a Fundação Koussevitsky por uma sugestão de Stravinsky a Aaron Copland,que resultou na peça "Horizonte Dórico"(1966) que teve sua estréia executada pela Sinfonica de São Franscico sob conduta de prórpio Copland.


Durante esse periodo Takemitsu redescobriu a música proveniente do seu país principalmente por meio de John Cage que era interessado em prática Zen.No início dos anos 60 introduziu de forma discreta instrumentos orientais em sua música,particularmente a biwa,que usou de forma extensiva na trilha sonora do filme "Seppuku"(1962).Em 1967 recebeu a proposta da Orquestra Filarmônica de Nova York para criar uma obra em homenagem aos 125 anos da orquestra,o resultado final foi um de dos trabalhos mais expressivos de Takemitsu,"Passos de Novembro".Nesta obra,Takemitsu introduz a biwa e o shakuhachi,intrumentos tradicionais japoneses dentro de uma orquestra,criando uma obra que rompe com as divisões culturais e de grande criatividade.Originalmente Takemitsu teve grandes problemas em combinar os intrumentos do oriente e do ocidente de uma maneira harmonica,porém,em vez de tentar combina-los,criou uma música que mostrasse suas diferenças."Passos de Novembro" foi largamente difundido no ocidente,principalmente por estar contido em um disco que tinha a gravação da "Sinfonia Turangalila" de Olivier Messiaen.

No começo dos anos 70,Takemitsu se aprofundou cada vez mais na música do oriente,principalmete aquela proveniente de Bali.As escalas e os ritmos vindos daquele país eram de grande interesse dele.Podemos notar esta influência em algumas de suas obras deste período,dentre elas "Para Longe"(1973),na qual uma longa e complexa linha melódica é distribuida nas duas mãos do pianista,reflexo das orquestras de metalofones tradicionais de Bali,onde os músicos usavam as duas mãos nos intrumentos de forma alternada para criar os ritmos.Começou também a integrar de forma mais efetiva instrumentos orientais com os ocidentais em obras como "Outono"(1973) e "Um Floco Descende no Jardim Pentagonal"(1977).Estas composições também revelam Takemitsu adotando uma linguagem "pantonal",com o uso de diferentes escalas sobrepostas a uma principal.


Nos anos 80 desenvolveu o conceito de "mar de tonalidade",com peças como "Perto do Mar"(1981),"Eu ouço a Água Sonhando"(1987) e "A Chuva Vindo"(1982),adotando a progração E bemol-E-A,na qual ele poderia integrar séries de acordes pantonais que estariam ligados a este simples motivo.Aprofundou este conceito nesta época,com boa parte de suas composições tendo pontos pedal,fazendo assim a música ficar ancorada em uma ou duas notas centrais na qual todas as outras gravitavam em motivos alternados.


Nos anos 90 continuou a fazer sua música,que cada vez era mais respeitada e premiada ao redor do globo.Neste meio tempo suas composições que uniam intrumentos e conceitos musicais orientais com ocidentais já haviam se tornado muito mais maduras e exploravam melhor as sonoridades dos dois mundos.Sobre isso Takemitsu declarou:"[...]os vários paísese e culturas do mundo começaram uma jornadade de unificação geografica e histórica de todas as pessoas[...]".Takemitsu veio a falecer de maneira trágica em 1996 devido as complicações decorrentes do câncer,deixando para trás um legado de importância incomensurável,cuja mensagem sempre foi a união não o isolamento.


Como a obra de Toru Takemitsu é muito vasta e discos com suas composições são raros até na internet,vou disponibilizar um arquivo torrent contendo um bocado de música,então aproveitem


http://rapidshare.com/files/296952728/Toru_Takemitsu.rar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário