sábado, 24 de outubro de 2009

Iannis Xenakis-Metastasis,Pithoprakta,Eonta e Trabalhos Eletrônicos



Hoje estarei disponibilizando para todos um pouco da música de um dos grandes compositores do século XX,Iannis Xenakis (29 deMaio, 1922 – 4 de Fevereiro, 2001).

Xenakis foi um dos poucos compositores que combinavam diferentes areas do conhecimento humano com a música.Possuindo uma formação académica de arquiteto e engenheiro civil,aplicou estes conceitos em suas obras depois da sugestão de seu professor,Olivier Messiaen,que sempre procurou estimular seus alunos a usar o que eles sabem em outras campos, na música que produziam.Tal abordagem,rigorosamente intelectualizada na música,podia facilmente fazer as obras de Xenakis soarem mecânicas e frias(o chamado serialismo),o que em algumas obras dele realmente acontecem.Porém a analise da arte pela arte nos diz que qualquer um pode usar os meios que quizer para se expressr,portanto o questionamento de suas técnicas e algo que podemos considerar inválido.

Xenakis nasceu na Roménia,mais especificamente na cidade de Brăila.Filho mais velho de Clearchos Xenakis e Fotini Pavlou.Seus pais eram interassados em música,e através de sua mãe,Fotini,o jovem Xenakis foi introduzido na arte dos sons,porém a morte dela,quando ele tinha apenas cinco anos foi uma experiência traumática que o assombrou durante um bom tempo.Sem a mãe em casa,foi educado por professoras particulares e subseqüentemente em 1932 foi mandado a uma escola privada,na qual era cantor no coral.Após se graduar,foi-se para Atenas para se preparar para os exames da Universidade Nacional Técnica de Atenas.Apesar de sua intenção ser o estudo da arquitetura e engenharia,começou a tomar lições de harmonia e contraponto com Aristotelis Koundouroff.Em 1940 passou com sucesso nos exames da universidade,porém com a explosão da guerra greco-italiana teve que cessar seus estudos.Ainda que a Grécia tenha ganho o conflito,a Alemanha se juntou a Itália na Batalha da Grécia que ocorreu em abril de 1941,gerando a ocupação das Potências do Eixo no país,durando até fins de 1944.Xenakis então integrou a Frente de Liberação Nacional,partcipando de grandes protestos públicos e acabou associando-se a resistência armada.

Após a expulsão das Potências do Eixo,a Inglaterra tentou restaurar uma monarquia na Grécia,o que ia contra as intenções do Partido Democrático Nacional,esta situação resultou em uma guerra civil.Em dezembro de 1944,Xenakis e outros estudantes de extrema-esquerda,se envolveram em um conflito com tanques ingleses,que resultou na quase morte de Xenakis após um projétil tê-lo acertado no resto.O incidente o fez perder o olho esquerdo e deixou uma grande cicatriz,o fato de ele ter sobrevivido segundo próprio,foi um milagre.

Mesmo com tantos conflitos,Xenakis se graduou em 1946 em engenharia-civil e foi conscrito nas forças armadas nacionais.Em 1947 o novo governo da Grécia iniciou a caça por membros da resistência,e a mandá-los a campos de concentração.Xenakis,temendo por sua vida,desertou do exército e com a ajuda de seu pai e conhecidos pegou um voo da Grécia para a Itália.Acabou por chegar em Paris em 11 de Novembro de 1947.A fuga de seu país natal,deixando para trás vários amigos e familiares,criou em Xenakis uma grande sensação de culpa,e se sentiu em dívida com todos eles.O prórpio declarou que o único jeito de quitar tal dívida era fazendo algo importante,algo além da música,algo bem mais significativo.Esta foi sua missão em vida.

Mesmo sendo um imigrante ilegal em Paris,Xenakis conseguiu um emprego no estúdio de arquitetura de Le Corbusier.Inicialmente fazia pequenos trabalhos,mas com o tempo foi subindo de cargo até trabalhar ao lado de próprio Corbuiser.Dentre os projetos mais importantes estão o projeto do Pavilhão Phillips na Expo 58,no qual Xenakis construi sozinho a partir de um rascunho de Corbuiser.Está construção influenciou diretamente Xenakis na música que estava fazendo na época como "Metastasis"(1953-4) na qual logo comentarei

Ao mesmo tempo que trabalhava com Corbuiser,Xenakis também estava se dedicando igualmente a música,trabalhando normalmente tarde da noite.Estudou com professores como Nadia Boulanger,Arthur Honegger e Darius Milhaud,no entanto,foi rejeitado por todos,em especial por Honegger,que dizia que o que ele fazia não era música.Por sugestão de Annette Dieudonné,uma amiga de Boulenger,foi estudar com Olivier Messiaen que reconheceu o talento de Xennakis.Inicialmente Messian dizia que Xenakis já era muito velho e o fato de saber arquitetura e matématica poderia lhe oferecer um futuro mais promissor do que na música,porém percebeu que ele poderia usar estes conhecimentos em suas obras.As peças de Xenakis do perído anterior a 1951(ano que começou os studos com Messian) eram derivadas principalmente da música folclórica da Grécia e de compositores como Bartók e Ravel.Ao iniciar os estudos com Messiaen,tomou conhecimento da música contemporânea e técnicas serialistas que o influenciaram ao longo de sua carreira.

Em 1954 com o suporte de Messiaen,Xenakis integrou o Groupe de Recherches de Musique Concrète, uma organização liderada por Pierre Schaeffer e Pierre Henry,dedicado a produção e pesquisa de música eletrônica e concreta.Obras desta fase coementarei logo.No final dos anos 50 a fama de Xenakis no circuito musical começou a subir.Em 1957 recebeu um prêmio da Fundação Cultural Europeia,e em 1958 recebeu a comissão da Radio-França para criar obras.No mesmo ano uma de suas peças concretas,"Concret PH", foi usada no PavilhãoPhillips.Em 1960 já era famoso o suficiente,e recebeu uma comissão da UNESCO para criar a trilha sonora de um documentário do diretor Enrico Fulchignoni.

Depois de abandonar Le Corbusier em 1959,Xenakis já podia se sustentar sozinho,por meio de suas composições e aulas.Rapidamente se tornou um dos compositores europeus de maior renome.Ficou especialmente conhecido pela sua pesquisa no uso de computadores no processo de produção musical,fundando a Equipe de Mathématique et Automatique Musicales (EMAMu) em 1966 (conhecido como CEMAMu: Centre d’Etudes de Mathématique et Automatique Musicales, desde 1972).Em 1979 desenvolveu o UPIC,um sistema de computador que podia traduzir imagens gráficas em sons.

Além de compor,Xennakis se dedicava também a elaboração de textos e artigos sobre suas técnicas de criação.O último trabalho de Xenakis,"O-Mega" foi completado em 1997,a partir dali sua saúde,que já há alguns anos estava em declínio,piorou.Naquele ano parou de trabalhar.No começo de fevereiro de 2001,Xennakis entrou em coma e faleceu no dia 4 daquele mês.Estranhamente o motivo oficial de sua morte não consta nem em seu site oficial.



Deste grande mestre,estarei disbonibilizando para vocês dois cd's,um com três peças orquestrais e outro com trabalhos eletrônicos/concretos.No primeiro cd existem três obras,"Metastasis","Pithoprakta" e "Eonta",que comentarei agora um pouco de cada uma.



Metastasis(1953-4)-Esta obra,originalmente fazia parte da trilogia de composições"Anasteria",porém atingiu um tamanho grau de abstração que o seu englobamento neste conjunto não era mais necessário.

Durante os anos 50,Xenakis tinha alguns objetivos em mente,1)criar uma peça dodecafônica com a ajuda de computadores,e cuja forma geral estivesse baseada em alguns princípios básicos.2)Uso de mudanças contínuas de acordes,ou seja um acorde que se transforma em outro sem uma quebra de continuidade(o tempo em si).Estes questionamentos sobre o a relatividade do tempo surgiram de discussões entre Xenakis e Messian.Messiaen concluiu que,a música ao ser reproduzida de trás para frente dificilmente lembraria a original e compravaria uma sucessão de eventos,porém,caso tanto a versão original e a contrária fossem idênticas,o conceito de tempo transcorrido seria algo relativo,pois a sucessão de eventos em ambas as formas é igual.A partir dessa observação,Messiaen desenvolveu os ritmos não-retrógrados,ritmos que caso fossem executados ao contrário seriam iguais.

Com as premissas de Messiaen e seus objetivos de composição,Xenakis acabou por criar uma peça na qual os instrumentos de cordas realizavam glissandos contínuos,criando mudanças de acordes que o ouvinte dificilmente prestaria atenção,visto que passa uma idéia de imobilidade.Em relação ao seu objetivo de estruturar a composição dentro de alguns príncipios básicos:computou as dinâmicas,durações,timbres e permutações de intervalos de cada uma das notas dentro de um sistema que obedece uma série de progressões geométricas.

Outra inflência neste trabalho são as lembranças de Xenakis sobre os sons da guerra.Segundo o próprio,em um tiroteio,o som individual de cada bala era de difícil assimilação pelo ouvido humano,porém sabemos que aquele conjunto de sons forma o chamado tiroteio.A ordem dos tiros poderia ter sido completamente diferente,mas o todo ainda seria reconhecido como uma rajada de balas.Este obra foi escrita para 60 músicos

Pithoprakta(1955-6)-Nesta obra escrita para 49 músicos,Xenakis estabelece uma analogia entre o movimento de um gás no espaço e o "movimento" de um agrupamento de cordas.Não é possível descrever a trajetória de uma molécula isolada, no entanto, através da lei de Maxwell-Boltzmann(usada nesta obra), torna-se transparente o movimento do conjunto das moléculas, quando nos é dada a temperatura e pressão.Arbitrando temperaturas e pressões imaginárias, Xenakis, com este modelo, consegue atingir uma música em que não se ouvem as vozes isoladas mas apenas o conjunto da massa sonora.

Eonta(1963-4)-Escrita para dois trumpetes,três trombones e um piano,esta singular peça recria as dinâmicas de sons aleatórios dentro de um contexto estritamente composicional.As partes que soam "caóticas" e "desetruturadas",forma rigorosamente escritas,e como na maioria das obras de Xenakis não há espaço para improvisos.A Teoria dos conjuntos foi usada nesta peça.

http://rs105.rapidshare.com/files/36363511/iannis_xenakis_-_1993_-_Metastasis_Pithoprakta_Eonta_-_vk.rar


Agora vou comentar um pouco sobre suas peças concretas/eletrônicas.


Diamorphoses (1957)-Esta é a primeira peça de Xenakis concluída após sua entrada no Groupe de Recherches de Musique Concrète.Podemos notar o interesse do compositor pela criação de peças de texturas e sonoridades ricas.

A peça em si apresenta uma série de sons de baixa frequência(extraídos de um tremor,um trem e um jato decolando) sobre os quais outros sons de maior definição são sobrepostos(sinos).Pela manipulação destas matérias sonoras por meio de fitas magnéticas em um estúdio,Xenakis combinou o glissando sonoro presente na decolagem do jato com o glissando dos outros sons.O trabalho aplicado nesta composição faz com que a fonte primária de todos os sons presentes não seja evidenciada,algo inédito no meio de produção de música concreta da época.


Concret PH(1958)-Esta curta peça apresenta sons provenientes de carvão queimando.Tais sons inicialmente foram gravados,deois manipulados usando fitas magnéticas.Trechos pequenos foram extraídos e isolados de seu contexto original,estes por sua vez foram sobrepostos a outros que sofreram o mesmo processo.O resultado final é uma malha sonora quebradiça na qual os sons individuais são de difícil assimilação,principalmente porque os ruídos tem durações de centesimos,até milesimos de segundo.

Orient-Occident(1960)-Uma obra criada usando apenas um gravador de dois canais.Os sons metálicos presentes foram modificados de modo que o ataque e resonância de cada som individual pudesse ser explorado de formas diferentes.Sons de água também podem ser reconhecidos,além de outros de natureza não especificada.

Bohor(1962)-Uma longa peça na qual os sons discordantes são combinados e se mantém em contínua transição.

Hibiki-Hana-Ma(1970)-Obra criada especialmente para a Feira Mundial que ocorreu em Osaka em 1970.Originalmente foi executada por meio de 800 auto-falantes localizados abaixo do chão do lugar.Assim como outras obras de Xenakis o desenvolvimento gradual das texturas é algo aparente.

S.709(1992)-Uma peça criada a partir da síntese estocástica dinâmica,metódo de produção de sons a partir de algorritmos númericos.O resultado final compreende a uma massa disforme de som cujos movimentos são imprevisíveis.

http://www.mediafire.com/download.php?mmnn45m1njt

Aproveitem

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