segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Sam Rivers-Fuchsia Swing Song,Contours(320 Kbps)

No post de hoje,estarei disponibilizando para todos,os dois pimeiros álbuns do saxofonista Sam Rivers(25 deSetembro de 1923,El Reno, Oklahoma)pelo selo Blue Note.

Rivers nasceu com a música já ao seu redor,principalmente pelo fato de seu pai ser um musico que tocava em igrejas.Em 1947 foi estudar música no Conservatório de Boston.Apesar de ter recebido um ensino formal,foi lá que começou a questionar as"regras" que lhe eram impostas.Por conta própria,iniciou a busca por sonoridades curiosas e de natureza não convencional.Tal busca pode ser notada claramente em seus discos:melodias sobrepostas,blocos de notas discordantes e relações complexas de acordes.

Em 1959 começou a tocar com o baterista Tony Willians,que na época tinha apenas 13 anos.Em 1964 participou do disco de estréia de Willians pelo selo Blue Note,onde sua técnica e idéias musicas já estavam formadas.Ao mesmo tempo,por sugestão de Willians,ingressou no quinteto de Miles Davis,que com essa formação,gravou apenas um disco,"Miles In Tokyo".Davis o tirou do grupo por considerar seu jeito de tocar muito livre,seu substito acabou por ser Wayne Shorter(já comentei sobre ele uns posts atrás).

Rivers acabou por assinar um contrato pela Blue Note,lançando 4 álbuns altamente influentes e aparecendo como "sideman" em vários outros.

Seu primeiro lançamento foi o álbum "Fuchsia Swing Song" em 1964.Neste trabalho notamos claramente os impulsos do Free Jazz,onde os solistas ultrapassam a harmonia,porém sempre mantendo uma complexa ligação com o tema principal.Os destaques vão para a balada "Beatrice" e “Luminous Monolith”,esta última aplica mudanças de acordes tradicionais,porém soa modal.Em 1965 lançou "Contours".Neste disco Rivers abraça por completo a vanguarda,com composições que ficam na linha entre o bop contemplativo,bem estruturado,e densas dissonâncias,além do rico improviso coletivo,que gera momentos de pura imprevisibilidade.Lançou ainda "A New Conception" e "Dimensions e Extensions",discos esses,que revelam Rivers como um verdadeiro visionário,cujo objetivo não era quebrar a linha,mas sim estendê-la.

Durante os anos 70,Rivers continou a lançar discos e apareceu em vários outros(destaque para "Conference Of The Birds" de Dave Holland).Também abriu sua casa para espectadores que tivessem interese em ver como era seu processo criativo.Atualmente Rivers continua se apresentando com sua orquestra por todo o mundo e já ganhou vários prêmios.

Ai estão os discos,aproveitem.

Fuchsia Swing Song(1964)

1. Fuchsia Swing Song
2. Downstairs Blues Upstairs
3. Cyclic Episode
4. Luminous Monolith
5. Beatrice
6. Ellipsis

Musicos

Sam Rivers -Saxofone Tenor
Jaki Byard -Piano
Ron Carter -Contrabaixo
Anthony Williams-Bateria

http://rapidshare.com/files/178538807/FuchSwSong.zip


Contours(1965)

1.Point of Many Returns
2.Dance of the Tripedal
3.Mellifluous Cacophony
4.Euterpe

Musicos

Sam Rivers-Saxofone Tenor e Sprano,Flauta
Freddie Hubbard-Trumpete
Herbie Hancock-Piano
Ron Carter-Contrabaixo
Joe Chambers-Bateria

http://rapidshare.com/files/292141767/Sam_Rivers_-_Contours.rar.html

Um comentário:

  1. Hope you don't consider this as spam, but I'm selling this rare album at ebay. For anyone that may be interested, here's the link:

    http://cgi.ebay.com/Sam-Rivers-Fuchsia-Swing-Song-Blue-Note-/380232921263?cmd=ViewItem&pt=UK_CDsDVDs_CDs_CDs_GL&hash=item5887a5f0af

    ResponderExcluir