domingo, 11 de outubro de 2009

Krzysztof Penderecki-Trabalhos Orquestrais-Vol.1(320kbps)


No período póstumo a segunda guerra mundial,a Polônia,um dos países mais devastados,incentivou fortemente a culutra nacional.Teatros,escolas e museus foram reconstruídos,a educação foi ampliada,e o ensino das artes se desenvoloveu em grande escala.Junto com essas mudanças,uma série de novos artistas se estabeleceram,abandonando os conhecimentos tradicionais para dar lugar a uma nova visão,não apenas da arte mas do mundo todo.Na campo da música,nenhum foi tão importante e influente quanto Krzysztof Penderecki(Dębica, Polônia, 23 de novembro de 1933)
Influenciado por compositores como Pierre Boulez,Anton Webern e Stravinsky,começou a criar suas primeiras peças ainda na juventude.Em 1959 se deu ínicio ao seu reconhecimento internacional após algumas de suas obras terem sido executados no Festival de Varsóvia,causando espanto e admiração por parte do público e da crítica.O momento decisivo de sua carreira veio no ano seguinte,com sua obra para 52 instrumentos de cordas,"Trenodia Para as Vítimas de Hiroshima".Nesta peça,altamente vanguardista,Penderecki abandona boa parte dos conceitos musicais tradicionais,usando os instrumentos de cordas para produzir sons pouco usuais(bater no corpo do instrumento,tocar com o arco atrás da ponte),além do emprego de quartos de tons dentro de clusters(aglomerado de notas).Incialmente era uma música sem nome,porém ao ouvi-la pela primeira vez,Penderecki sentiu que a carga emocional era muito alta.Em busca de associações acabou por homenagear as vítimas da explosão nuclear de Hiroshima.
Nos anos seguintes Penderecki continuou sua busca por produzir música que não se encaixa-se em conceitos pré-estabelecidos e fórmulas de criação de sons."Polymorphia",lançado em 1961 era uma trabalho por demais complexo,sua partitura,altamente gráfica era inspirada nas ondas magnéticas produzidas pelo cérebro humano.Estranhamente a música acaba com um acorde de dó perfeito,sende esta a única "dissonâcia" presente,antecipando o caminho que Penderecki seguiria mais tarde.Em 1962 seu trabalho"Fluorescences" debutou no Festival de Música Contemporânea de Donaueschingen,causando alvoroço,e foi considerado por demais provocativo.A obra,além de uma seção de metais,sopros e cordas,possuia 32 instrumentos de percurssão,acompanhados por guiros,máquinas de escrever,gongos,e outros instrumentos pouco convencionais.A preucupação excessiva com com o som puro,culminou na obra "De Natura Sonoris".Nesta música,a orquestra é obrigada a usar frequentemente técnicas pouco ortodoxas em seus instrumentos para extrair os sons desejados.Em 1971 foi produzida uma seqüência desta obra,para um conjunto menor.Apresentava caracteristicas da música do século XIX,o que para muitos eram um sinal transitório.
Em 1966 Penderecki finalizou uma de suas obras mais ambiciosas,"A Paixão Segundo São Lucas".Esta composição foi recebida de forma entusiasmada pelo público,não apenas por ser uma obra religiosa escrita com um cárater vanguardista,mas também por equilibrar várias facetas sonoras dos últimos 300 anos.Texturas experimentais e dissonantes eram combinadas com formas barrocas e o uso mais tradicional de harmónia e melódia.Esta obra acabou por ser uma de suas últimas peças expressivas dentro de um contexto experimental.
A partir de segunda metade dos anos 70,Penderecki começou a se afastar da música de vanguarda e de seus contemporâneos como Stockhausen e Ligeti,focando em composições baseadas em conceitos pré-serialistas.Tal passo foi considerado por muitos, controverso,principalmente vindo de um dos compositores mais radicais da época.O prórpio explicou que"Durante os anós 60,puxamos a música muito longe que até para mim[...]não havia jeito de seguir em frente[...]".Apesar disso sua música continua de alta qualidade,sendo executada e premiada mundialmente.Em 1996 foi escalado para criar uma obra em homenagem aos 3000 anos de Jerusalém,a peça resultante "Os Sete Portões se Jerusalém"(Sinfonia No.7) foi tocada na cidade em janeiro de 1997 para aclamação geral
O disco aqui postado possui obras das "duas" fases da carreira de Penderecki,sendo assim bastante abrangente e didático para qualquer um interessado na música de um dos maiores compositores da segunda metade do século XX.
Músicas
1-De Natura Sonoris II(para orquestra)
2-Fluorescences(para orquestra)
Sinfonia no.3(1988-1995)
4-Primeiro Movimento(Andante con moto)
5-Segundo Movimento(Allegro con brio)
6-Terceiro movimento(Adagio)
7-Quarto Movimento(Passacaglia-Allegro moderato)
5-Quinto Movimento(Vivace)
6-Trenodia Para as Vítimas de Hiroshima(para 52 instrumentos de cordas)
Orquestra Sinfonica da Rádio Nacional da Polônia
Regência:Antoni Wit

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