sábado, 24 de outubro de 2009

Gato Barbieri-Alguns Discos



Meu primeiro contato com o saxofonista Gato Barbieri(Rosário,Argentina, 28 de Novembro de 1934) se deu quando comprei um disco considerado meio que um pirata,"Obsession",gravado ao vivo em Milão em,1967.Este disco tinha duas faixas de vinte minutos cada,na qual o trio,formado por Barbieri(saxofone tenor),Jean-François(contrabaixo) e Aldo Romano(bateria) se aventura em improvisos livres e ruidosos.Barbieri em especial explode em raiva nas duas composições,"Obsession" e "Michelle"(nenhuma relação com a faixa dos Beatles).Seu saxofone emite gritos,chiados,rugidos e outros sons considerados pouco musicais,enquanto os outros músicos criam uma base sólida de fundo.A música por si só é extremamente energética e Barbieri consegue imprimir muita emoção nos seus solos.

O disco também tinha uma biografia assinada por Arnaldo Aflalo,que vou reproduzir para vocês

"Leandro "Gato" Barbieri nasceu em rosário, Argentina, em 1935, filho de um carpinteiro, mas sobrinho de um sax tenor que ignorava o jazz. Em 1947, descobre Charlie Parker, numa época em que tocava requinto, espécie de pequena clarineta. Estudou clarineta durante cinco anos, sax alto por três anos e composição por dois, e com 18 anos tocou com Lalo Schifrin, antes de , aos 20 anos optar pelo sax tenor.

Após vários anos de proeminência em Buenos Aires, passou sete meses no Brasil, partindo então para a Europa, em 1962, onde ele e sua mulher italiana estabeleceram-se em Roma,enquanto sua reputação de "jazzman" crescia rapidamente.Trabalhou na Itália, ajudado por amigos cineastas, como Gani Amico e Bernardo Bertolucci, fazendo música para "Notes for a Film on Jazz", do primeiro, e "Último Tango em Paris", do segundo, entre outros.

Em 1965, Gato Barbieri foi para Paris, onde encontrou-se com o cornetista Don Cherry, com quem se associou durante vários anos, depois instalou-se em Nova York, gravando com Cherry e Pharoah Sanders, Steve Lacy, Carla Bley, Alan Shorter, Dollar Brand,Giorgio Gaslini e Jazz Composers Orchestra, assim como para a gravadora Flying Dutchman. Nos anos seguintes, apareceu em numerosos festivais e em 1973 começou a gravar e excursionar com um novo grupo de músicos sul-americanos, especialmente da Argentina e Brasil

Influenciado por John Coltrane,Gato Barbieri tem um estilo que é uma alternância de grandes gritos pacíficos e ascendentes e de rangimentos e estremecimentos ácidos.Ao sax e á flauta ele adiciona elementos vocais de inspiração sul-americana. Em "Obsession", ele improvisa livremente, tocando ora agressivamente ora suavemente, dentro da tradição vanguardista, muito bem acompanhado pelo frânces Jean-François Jenny Clark e pelo italiano Aldo Romano, numa perfeita integração européia-sul-americana que caracteriza sua música"

Este texto é bem explicativo da música produzida por Barbieri até aquele ponto de sua carreira.Em seu primeiro lançamento,"In Search of The Mystery" de 1967 pelo selo ESP,Barbieri explora o som vanguardista do Jazz produzido naquela época por nomes como Ornette Coleman,Albert Ayler e John Coltrane.Em seu segundo álbum,"The Third World"(1969),começou a integrar instrumentos latinos com os ensinamentos do free jazz,gerando um híbrido bastante peculiar.O auge desta experimentação foi a disco "Fenix"(1971),e o lançamento seguinte,"El Pampero",um registro ao vivo desta fase,que entre outras coisas,tinha o percurssionista brasileiro Nana Vasconcelos.

O momento que definiu o rumo que sua carreira iria tomar,foi o lançamento da trilha sonora do filme "Último Tango em Paris",que trouxe para Barbieri préstgio por parte do público e da crítica.O disco seguinte,"Bolivia"(1973),revela Barbieri adotando um som mais melódico e acessível tanto para o público norte-americano quanto a sul-americano.

Em 1973 assinou um contrato com o selo Impulse!.O resultado foi a aclamada série de quatro álbuns dedicados a exploração da música latino-americana.Depois desses quatro álbuns,Barbieri mudou radicalmente de estilo,concentrando-se em um som mais pop e melódico que agradasse as massas,semelhante ao terrível Kenny G,além de adotar uma estética neo-brega.Os discos desta fase são verdadeiras pérolas da cofonice e do mau gosto.Esta mudança de estilo é algo meio que inexplicável($$$),porém já era sentida a algum tempo.

Atualmente Gato Barbieri desfruta de uma posição privilegiada dentro do mundo do jazz,com seus discos vendendo,e respeito total por parte da crítica,apesar de seus deslizes.Disponibilazerei para vocês os discos "Fenix" e "El Pampero",além do disco "Complete Communion" do cornetista Don Cherry,primeiro disco com a participação de Barbieri.

Don Cherry - (1965) Complete Communion

Faixas

1-Complete Communion: Complete Communion / And Now / Golden Heart / Remembrance
2-Elephantasy: Elephantasy / Our Feelings / Bishmallah / Wind, Sand And Stars

Musicos

Don Cherry-Corneta
Gato Barbieri-Saxofone Tenor
Henry Grimes-Contrabaixo
Ed Blackwell-Bateria

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Gato Barbieri-(1971)-El Pampero(320 Kbps)

Músicas

1-El Pampero
2-Mi Buenos Aires Querido
3-Brasil
4-El Arriero
5-El Gato

Musicos

Gato Barbieri-Saxofone tenor.
Lonnie Liston Smith-Piano
Chuck Rainey-Contrabaixo
Bernard Purdie-Bateria
Sonny Morgan-Conga
Nana Vasconcelos-Percurssão,Berimbau

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Gato Barbieri(1971)-Fenix

Músicas

1-Tupac Amaru
2-Carnavalito
3-Falsa Bahiana
4-El Dia Que Me Quieras
5-El Arriero
6-Bahia

Musicos

Gato Barbieri-Saxofone Tenor
Ron Carter-Contrabaixo,Baixo Elétrico
Joe Beck-Guitarra
Gene Golden-Bongos,Congas
Lonnie Liston Smith-Piano,Piano Elétrico
Nana Vosconcelos-Congas,Berimbau
Lenny White-Bateria

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Um comentário:

  1. hey! where are you? great blog! thanks for all the music. and come back:)
    Woj

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